2026 já está quase aí e o que não faltam são tendências e novos rumos para o urbanismo brasileiro.
Algumas delas já são velhas conhecidas dos empreendimentos Soma Urbanismo, vindo no ano que nasce apenas para se consolidarem; outras vêm como novidade mesmo e já vêm sendo pensadas para os próximos lançamentos.
Quer conferir quais são?
É só continuar a leitura!
Mobilidade inteligente
Não é de hoje que a mobilidade vem sendo pensada de forma estratégica nas cidades e em bairros planejados como os que a Soma faz surgir nas regiões onde atua.
Este conceito já está muito presente dentro das smart cities ou cidades inteligentes que, como sabemos, são aqueles ambientes urbanos que usam tecnologia e dados para melhorar a qualidade de vida e a eficiência da cidade, integrando a inovação para a melhoria de serviços, como a mobilidade.
Mobilidade inteligente é o nome que se dá, portanto, ao uso dessa tecnologia para melhorar o transporte nas cidades e regiões.
Ela combina ferramentas como inteligência artificial, internet das coisas e análise de dados com o objetivo de tornar as viagens mais rápidas, seguras e sustentáveis, conectando ônibus, metrô, bicicletas e carros em uma única plataforma.
Desta maneira, as pessoas conseguem planejar melhor seus trajetos, evitar congestionamentos e até compartilhar veículos de forma mais prática.
Legal, né?
Chega de trânsito em 2026!
Áreas verdes ampliadas
Com a correria e a poluição das grandes cidades, não há nada melhor do que relaxar em meio à natureza, não é mesmo?
É por isso que as áreas verdes ampliadas vêm sendo uma tendência desde os tempos pandêmicos e continuam a se consolidar ano após ano.
A Soma entendeu isso e lançou, por exemplo, o Vista Verde Espaços Rurais este ano, o seu primeiro projeto no segmento de espaços rurais.
Com uma área total de 1.731.531 m² composta por 108 glebas rurais, cada uma com área mínima de 20.000 m², o Vista Verde é a vida no campo na sua forma mais simples e pura – e fez um enorme sucesso em 2025!
Para 2026, é esperado que não apenas este segmento cresça, como também os próprios espaços verdes dentro dos empreendimentos de médio e alto padrão.
Porque morar dentro da cidade não significa morar longe da natureza também!
Convivência comunitária
A convivência comunitária, com espaços pensados para os vizinhos, família e amigos interagirem juntos, continuará em alta em 2026.
Isso acontece – e vem sendo explorado bastante pelo mercado imobiliário – porque as pessoas estão, cada dia mais, em busca de conexões humanas mais profundas e significativas, longe de telas.
Por isso, as construtoras e loteadoras têm apostado em ambientes como espaços pets, espaços fit, hortas comunitárias, bicicletário e outros em prol desta convivência.
É sobre pertencer a grupos onde se possa colaborar ativamente, compartilhar experiências e desenvolver projetos em conjunto, ao invés de apenas se consumir informações passivamente.
Quem não gosta?
Sustentabilidade
Pensar em sustentabilidade já não é mais um diferencial: é uma necessidade.
E isso não seria diferente no urbanismo previsto para 2026.
No novo ano, os loteamentos continuarão a priorizar soluções que reduzam o impacto ambiental desde a fase de planejamento, de sistemas de captação e reuso de água da chuva, ao uso de energia solar e uma gestão de resíduos mais eficiente.
Na Soma Urbanismo, muitas práticas de sustentabilidade já são realidade e fazem parte do compromisso da loteadora com um crescimento urbano planejado.
E isso também se sobressai até mesmo na arquitetura dos loteamentos.
Uma outra tendência de 2026, por exemplo, é o design biofílico, que integra a natureza ao ambiente, trazendo mais bem-estar e conforto para as pessoas.
O que nos leva ao próximo tópico!
Infraestrutura pensada para o bem-estar (wellness integrado)
Saúde, bem-estar e uma rotina equilibrada, com foco nos rituais e na valorização desta rotina, são pontos que vêm precisando de uma infraestrutura que faça jus a eles.
Assim, o wellness ou wellness integrado é mais uma tendência do urbanismo para 2026 e deve ganhar mais espaço nos loteamentos.
Os projetos de 2026 deverão contar com áreas dedicadas ao autocuidado e à convivência, com pistas de caminhada, academias ao ar livre ou parceria com grandes academias e marcas de esporte, ciclovias e locais de descanso com sombra e vista agradável – lembra do paisagismo, que já falamos por aqui?
A ideia é transformar o simples ato de morar em uma experiência completa de qualidade de vida.
Nessa pegada, o minimalismo também tem ganhado força. Ao invés de muitos estímulos, os moradores querem calmaria e tranquilidade.
Bom demais, né?
Fique de olho nos nossos próximos lançamentos
Muitos projetos incríveis estão por vir em 2026!
Fique de olho nas redes sociais da Soma e não perca nenhuma novidade!
