Deixe seu email
Deixe seu email
Deixe seu email

Na hora de comprar um imóvel, é comum se perguntar qual a melhor opção: casa ou apartamento. Para você ter mais certeza de sua decisão, confira as vantagens e desvantagens dessas duas opções!

Casa 

A casa é vista por algumas pessoas como um lugar de liberdade, já quem estabelece as regras são elas mesmas, ao contrário de um apartamento, em que um condomínio dita os direitos e deveres. 

Entre outras vantagens desse tipo de imóvel estão a comodidade, por apresentar, geralmente, um espaço maior, e a sensação de privacidade, pela ausência de vizinhos tão próximos. Fora isso, em uma casa é possível construir tudo de acordo com as próprias necessidades, ao contrário de escolher modelos pré-definidos em um condomínio de apartamentos. 

Além disso, morar em uma casa é uma despesa a menos, pois não é necessário pagar a taxa condominial, com exceção, de imóveis situados em condomínios fechados. E, também, viver nesse tipo de imóvel é uma forma de oferecer um ambiente melhor para Pets, com mais espaço e conforto para seu animal de estimação.

Já em relação às desvantagens, há o custo de manutenção. Apesar do morador de uma casa não pagar uma taxa mensal, ele gasta, às vezes, com reparos para a conservação do imóvel.

 

Apartamento 

Em um apartamento, a sensação de segurança é garantida. Isso acontece porque para ter acesso a esse tipo de imóvel, geralmente, é necessário passar por uma portaria, ou seja, há controle de quem entra e sai do condomínio.

A limpeza de um apartamento é também outra vantagem em relação a casa. Nele, basta limpar os cômodos internos, já que as áreas externas são conservadas por prestadores de serviço do condomínio. 

Outro ponto positivo é que a forma que os empreendimentos imobiliários atraem uma rede de comércio no entorno. Isso significa que você gastará menos tempo gasto no deslocamento pela cidade para resolver as demandas diárias. Aliada a esse quesito, está a acessibilidade proporcionada pelos condomínios. A maioria situa-se em lugares movimentados e conta com diversas linhas de transporte público. 

A distância dos barulhos da rua pode promover até um melhor sono dos condôminos, comparado a moradores de casas. 

Apesar de todas essas vantagens, a taxa condominial e/ou aluguel pode se tornar um peso no orçamento mensal ao morar em um apê. Na lista de desvantagens também pode entrar o espaço limitado e a obrigação de seguir inúmeras regras do estatuto do condomínio. 

 

Decisão final 

Afinal, qual decisão é melhor? Apartamento ou casa? Depende! 

Essa resposta apenas quem pode ter é você. Tal escolha é relacionada a diversas variáveis, desde estilo de vida da família, passando por conforto e até preço. 

Mas, independente do tipo de imóvel, uma análise detalhada e completa é essencial. Afinal, esse momento é muito esperado e deve sair como o planejado, para não gerar aquelas frustrações e atrapalhar o seu sonho de ter um lar próprio. 

 

Deseja construir o imóvel dos seus sonhos em um loteamento da Soma Urbanismo? Conheça as opções