Deixe seu email
Deixe seu email
Deixe seu email

Novembro Azul é um movimento que acontece em todo mundo para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. 

Saiba mais sobre esse assunto! 

 

Relevância da conscientização para o Novembro Azul

O câncer de próstata, de acordo com os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (INCA), é considerado o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros. Além disso, é responsável pela morte de um homem a cada 38 minutos.

A importância da conscientização dos homens a partir dos 50 anos é fundamental e, para ajudar nesta causa, foi que a campanha do Novembro Azul surgiu e é cada vez mais forte atualmente.

 

Entenda sobre a doença 

A próstata é uma glândula masculina em formato de uma noz localizada abaixo da bexiga e à frente do reto. Esse órgão envolve a porção inicial da uretra (local que a urina sai da bexiga). 

Durante o funcionamento dessa glândula, algumas células podem se multiplicar de forma anormal e assim, provocar o surgimento de um tumor, que ocasiona o câncer de próstata. 

 

Sintomas 

A doença geralmente não apresenta sintomas em sua fase inicial, mas alguns pacientes podem receber alguns sinais, como o crescimento benigno da próstata. 

Com esse crescimento, a pessoa pode ter dificuldade de urinar, a necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite e sangue na urina. 

Já na fase mais avançada (estágio que geralmente os homens procuram o tratamento), o paciente pode apresentar dores nos ossos, sintomas urinários e nos casos mais graves, infecção generalizada ou insuficiência renal. 

 

Diagnóstico 

Em qualquer sinal de sintoma sugestivo da doença, o indicado é que o homem procure um urologista. A detecção do câncer de próstata é realizada com exames clínicos, laboratoriais ou radiológicos. 

Mesmo sem sinais ou sintomas, os homens pertencentes ao grupo com maior chance de ter a doença (pessoas de mais de 50 anos) devem realizar exames de toque retal e de sangue para avaliar a dosagem do PSA (Antígeno Prostático Específico).

O exame de PSA é solicitado anualmente para acompanhar alterações da próstata, como inflamações, infecções, crescimento benigno e também o surgimento do câncer. 

 

Prevenção 

A melhor forma para prevenir o câncer de próstata é um diagnóstico precoce. Mas, como um dos fatores de risco é a obesidade, adotar hábitos saudáveis pode diminuir o risco de aparecimento da doença. 

Nesse sentido, manter uma alimentação equilibrada; não fumar; identificar e tratar a pressão alta, diabetes e problemas de colesterol; manter um peso saudável e praticar atividades físicas são algumas atitudes que podem fazer a diferença na prevenção dessa grave doença.