Em comemoração a Semana do Meio Ambiente, a Soma Urbanismo plantou 60 mudas de árvores no Residencial Jacuí III, um dos empreendimentos da loteadora, em São Mateus, no Norte do Espírito Santo. 

Organizada pelo Projeto Recicla, a ação foi acompanhada por um coffee break com os colaboradores da Soma e seus familiares.

Mas essa foi só uma das iniciativas de ESG promovidas pela empresa. 

Quer saber mais sobre como foi o evento, o que é ESG e quais são as outras? 

Acompanhe a leitura! 

Como foi o evento de plantio das mudas

O plantio das mudas no Residencial Jacuí III aconteceu no último dia 03. 

De acordo com a gerente de Projetos da Soma Urbanismo, Lineker Bis Hoffman, a ideia de organizar a ação veio a partir de uma reunião de planejamento estratégico para 2023, realizada ao fim do ano passado, entre a equipe de marketing e a do Projeto Recicla. 

Para Lineker, o resultado da ação foi extremamente positivo, como as demais já ocorridas ao longo deste ano, como a do Dia Mundial da Reciclagem

A gente esperava que cerca de 20 pessoas, entre colaboradores e familiares, fossem participar do evento. Nós tivemos uma adesão de quase o dobro desse número de pessoas, que aprenderam não só sobre a importância de conservação do meio ambiente como também sobre os cuidados no plantio. A parte mais legal, pra mim, foi ver a interação das crianças que acompanharam os colaboradores (filhos, sobrinhos, amigos): eles foram os mais entusiasmados no plantio, aprenderam se divertindo”, comemorou a profissional. 

Espécies frutíferas e nativas agora fazem parte do Residencial Jacuí III

No total, 60 mudas de espécies frutíferas e nativas da Mata Atlântica foram plantadas no residencial. 

As árvores frutíferas incentivam o desenvolvimento da fauna local, enquanto as nativas são mais adaptadas ao ambiente e ao clima da região, precisando de menos manutenção e com maiores chances de sobrevivência.

“É comprovado que a existência de ambientes verdes reduz a sensação térmica e melhora a qualidade do ar nas redondezas. Também existem vários estudos que criam uma correlação entre viver próximo a áreas arborizadas e a redução do estresse. Além disso, daqui a poucos anos, as árvores vão dar frutos: quem não vai querer tirar proveito de um pomar do lado de casa, não é?”, brinca Lineker. 

A gente assina embaixo!

Veja como foi esse dia lindo! 

Preocupação com a sustentabilidade

A Soma possui uma preocupação crescente e constante com a sustentabilidade em seus empreendimentos e na loteadora como um todo. 

Prova disso é que diversas iniciativas vêm sendo preparadas e executadas nos últimos meses, parte do seu Comitê ESG, do qual Lineker é presidente.

Essa preocupação engloba tanto ações relacionadas à preservação do meio ambiente, quanto relacionadas ao bem-estar dos colaboradores, terceiros e da comunidade. 

“Nós entendemos que não existe crescimento econômico sem estar vinculado ao respeito pelo meio ambiente e pela comunidade, e sem valorização dos colaboradores”, conta a gerente de Projetos. 

Como já te contamos por aqui, ESG é a sigla para os termos em inglês environmental (ambiental), social e governance (governança).

A implementação de suas práticas permite dizer o quanto um negócio busca formas de minimizar seus impactos no meio ambiente e contribui para a construção de um mundo mais justo e responsável para a sociedade.

3 iniciativas de ESG promovidas pela Soma 

Além da iniciativa voltada para a Semana do Meio Ambiente, a Soma promoveu, recentemente, outras três iniciativas com foco nesta pauta. 

Confira todas elas abaixo!

Registro da ação Verão + Sustentabilidade, uma das ações de ESG promovidas pela Soma Urbanismo. Imagem ilustrativa para post sobre Semana do Meio Ambiente.

1) Verão + Sustentabilidade

Por meio do Projeto Recicla, foram recolhidos um total de 100 kg de lixo – sendo 30 kg recicláveis e 70 kg não recicláveis – das praias de Guriri, no mês de fevereiro de 2023. 

A ação contou com duas equipes de voluntários, formadas pelos colaboradores da loteadora. Além disso, uma tenda com caixas foi montada no local para a coleta de resíduos recicláveis e não-recicláveis.

Registro da ação de Dia Mundial da Reciclagem, uma das ações de ESG promovidas pela Soma Urbanismo. Imagem ilustrativa para post sobre Semana do Meio Ambiente.

2) Dia Mundial da Reciclagem

Como comentado anteriormente, em prol do Dia Mundial da Reciclagem, o Projeto Recicla também realizou, no último mês de maio, mais uma ação voltada para a reciclagem e à coleta de lixo, em São Mateus. 

Os materiais recicláveis foram destinados à Associação dos Catadores de Lixo do município e, quem teve interesse, também conseguiu contribuir com a entrega desses materiais na própria sede da Soma Urbanismo.

No total, entre 200 e 300 kgs de resíduos recicláveis foram coletados pela equipe. 

Registro da ação de entregas de kits para a ABAVAM, uma das ações de ESG promovidas pela Soma Urbanismo. Imagem ilustrativa para post sobre Semana do Meio Ambiente.

3) Doações para ABAVAM

Todos os anos, além das ações na praia de Guriri, a Soma também realiza a entrega de camisas para vendedores ambulantes e barraqueiros associados à ABAVAM (Associação de Barraqueiros e Vendedores Ambulantes Mateenses). 

Os kits já contaram, ainda, com protetores solar e bonés para que os profissionais consigam se proteger do sol durante a alta temporada no município.

Legal, né? Continue acompanhando as ações do Comitê ESG da Soma Urbanismo aqui no blog e em nossas redes sociais!