Uma cidade com muitas histórias, conquistas e também lutas. Assim é São Mateus, ES, localizada no Norte capixaba e que, este ano, completa 476 anos!
Imagina uma cidade que foi fundada apenas 44 anos após o descobrimento do Brasil, em 1544? Com certeza, se você tem vontade de aprender um pouco sobre a colonização capixaba, irá gostar de relembrar alguns fatos históricos e curiosidade sobre São Mateus (ES).
Então, vamos voltar para as aulas de história da escola e relembrar alguns acontecimentos?
Relembrando a história de São Mateus (ES)
A cidade já foi considerada a segunda mais antiga do Espírito Santo, pois foi fundada apenas alguns anos após Vila Velha, com a chegada de um grupo de padres jesuítas.
É dessa história que vem o nome São Mateus. Originalmente, chamava-se Povoado do Cricaré, mas foi rebatizado em 1566, pelo padre José de Anchieta, após visita no município no dia 21 de setembro, coincidentemente, dia do evangelista chamado Mateus.
Mas até São Mateus ser considerada uma cidade, demorou um pouquinho. Até 1774, o município ainda era conhecido por ser uma freguesia, mas no mesmo ano, se tornou uma vila.
Após 70 anos, em 1848, a Vila de São Mateus se elevou à condição de cidade, graças a uma Resolução Provincial.
O início da urbanização de São Mateus se concretizou após a construção da Casa de Câmara e também da cadeia, que hoje é o atual Museu Histórico municipal, localizado no centro da cidade.
Já nas margens do Rio São Mateus, os colonizadores construíram o porto da cidade, que se tornou o principal porto negreiro do Brasil Colônia até meados do século XIX. E era ali, que todas as produções da região chegavam no Rio de Janeiro, na Bahia e em Minas Gerais.
A primeira fonte de renda da cidade foi a farinha de mandioca, seguida do café, da cana de açúcar e da madeira. Assim, viviam as primeiras populações de São Mateus.
Pontos turísticos e históricos da cidade
Falar da história de São Mateus e não citar os pontos históricos (e turísticos) da cidade é quase impossível. E além de belíssimas praias, a cidade é um atrativo e já ganhou vários cartões postais graças aos seus pontos turísticos.
O primeiro deles, que faz parte da história de São Mateus, é o Mercado Municipal, que hoje é um dos principais atrativos gastronômicos e culturais da cidade.
Em 1989, a Catedral de São Mateus foi inaugurada. A catedral foi projetada pela arquiteta Regina Céli de Albuquerque Machado e conta com traços modernos e pinturas bizantinas do artista plástico Cláudio Pastro.
Outros pontos turísticos que hoje são considerados atrativos culturais de São Mateus e que também merecem ser visitados são:
Igreja Velha – As ruínas da Igreja Velha são um símbolo do município e um de seus principais cartões postais, entretanto, nunca chegaram a funcionar exatamente como igreja.
A construção iniciou nos primeiros anos do século XIX, a pedido dos jesuítas, mas a obra foi paralisada em 1853, por decisão da Câmara Municipal.
Igreja Matriz – O templo mais antigo da cidade fica localizado na praça municipal. As principais características da construção são os estilos coloniais, neoclássico e o rococó. E a Igreja São Benedito, hoje reconhecida pela cultura afro.
Desenvolvimento econômico
Além de quase cinco séculos de história, São Mateus tem várias conquistas para contar.
Após anos de muito trabalho, raiz histórica de forte ligação com os escravos e com o comércio, São Mateus até hoje continua crescendo e se desenvolvendo, apresentando vitórias na área comercial e administrativa.
Esse ano, a cidade teve algumas conquistas como os grandes avanços nas obras do projeto do Centro Portuário de São Mateus (CPSM) pela Petrocity Portos.
Com as obras do projeto, a Petrocity tem autorização para construção das ETA e ETE da cidade, que foram passos importantes para o desenvolvimento contínuo do município. Com o início dessas obras de infraestrutura e suporte, ponte, pátios e o cais do porto da cidade terão apoio de instalação.
No total, 750 trabalhadores estão sendo empregados, com oportunidades de trabalho que irão durar de 24 a 30 meses.
Por isso, podemos resumir São Mateus e seus 476 anos em cultura, beleza, desenvolvimento econômico e social para o Espírito Santo. São Mateus hoje é sinônimo de orgulho para os moradores da cidade e todos capixabas.
Uma cidade que vale a pena conhecer!
Agradecimentos Soma Urbanismo
Além de tudo isso, São Mateus, o coração do Norte capixaba, é onde a Soma nasceu e criou raízes, proporcionando áreas de moradia planejadas para milhares de mateenses.
Somos muito gratos a nossos clientes pela parceria e confiança!
Parabéns, São Mateus!