Deixe seu email
Deixe seu email
Deixe seu email

Quando algum objeto, móvel, máquina ou qualquer outra coisa da nossa casa estraga, uma das primeiras ações que passam pela nossa cabeça é ligar para um técnico ou loja autorizada para providenciar o conserto.

Mas isso não precisa ser sempre uma realidade! Mesmo que não sejamos especialistas, alguns reparos residenciais são simples e bem fáceis de serem realizados.

É claro, é preciso cautela e que sejam utilizadas as ferramentas adequadas.

Veja 3 reparos residenciais para você fazer sozinho em casa!

 

1) Troca da resistência do chuveiro

Essa é fácil e muita gente sabe, principalmente considerando que todas as resistências elétricas possuem uma vida útil.

Para trocar a resistência do seu chuveiro, desligue o disjuntor da casa e desconecte o chuveiro da fiação com a ajuda de uma chave de fenda. Abra o chuveiro e, utilizando um alicate, retire a resistência, colocando a nova em seguida.

Antes de ligar o disjuntor novamente, abra o chuveiro e deixe a água cair por alguns segundos. Isso evita que a resistência queime novamente. Desligue o chuveiro e ligue o disjuntor em seguida.

Pronto!

 

2) Novas pinturas

Cansou das mesmas cores de sempre no seu lar? Pintar as paredes da casa de novas cores ou mesmo manter a pintura antiga em dia também é um dos reparos residenciais que podem ser feitos sem a contratação de um profissional.

Para fazer tudo certinho e sem desperdícios, procure medir as paredes dos cômodos antes de comprar as tintas. Com os números em mãos, vá até uma loja de tintas de sua confiança: ela irá calcular a quantidade necessária de baldes a comprar.

Ao retornar, proteja o piso, portas, rodapés e móveis com lona e/ou fita crepe para que não acabe pintando mais do que deve.

Antes de começar a pintar, certifique-se de que a parede esteja nivelada corretamente. Você pode usar uma lixa e também massa corrida para tapar possíveis imperfeições.

Despeje a tinta em uma bandeja e mexa para ficar homogênea.  Na hora de mergulhar o rolo, é prudente que se tire também o excesso dele, para não manchar.

Ao terminar, reutilize a lixa para dar acabamento na parede. É indicado que se dê duas a três demãos de tintas no local, mas isso pode variar de acordo com o gosto da pessoa e/ou qualidade do produto.

 

3) Impermeabilização de fachadas ou coberturas

Por fim, o terceiro de nossos reparos residenciais para se fazer sozinho se refere à impermeabilização interna da casa.

Se não houver cuidado, não forem construídas da forma correta ou mesmo por conta do prazo de validade de alguns produtos, algumas casas podem acabar sofrendo com infiltrações, principalmente devido a problemas com a forte chuva, por exemplo.

Nestes casos, a impermeabilização correta pode ser feita com gel acrílico ou com a aquisição de uma manta asfáltica, que pode durar até sete anos e ser usada em fachadas, coberturas, piscinas e outros locais.

 

Para evitar ter que fazer esses reparos, também é preciso evitar alguns erros na hora de construir. Confira os principais deles!