O tratamento de água e esgoto é um processo importantíssimo para a saúde de todos nós.

Além do cuidado com a preservação do meio ambiente, a construção de um sistema eficaz exige a utilização de materiais de qualidade que garantem uma proteção ideal para todo o processo.

Toda a água que passa pelas residências, prédios, indústrias ou comércios é canalizada para uma rede pública de esgoto e levada para as Estações de Tratamento de Esgoto (ETE). 

A rede de esgoto é um dos principais diferenciais dos empreendimentos da Soma Urbanismo, sendo entregues com as suas instalações e ramais prediais devidamente realizados. 

E você quer saber o porquê a rede de esgoto faz diferença no bem-estar dos futuros moradores? Então, continue lendo esse texto e descubra!

Como funciona?

Para amenizar as impurezas que vêm do esgoto, o ideal é começar barrando a sujeira visível a olho nu, sendo desde pequenos dejetos, como fios de cabelo até grandes objetos descartados. Logo após, devem ser eliminados os grãos de terra, partículas em suspensão e as impurezas solúveis na água.

O método vale a pena, ainda mais por se tratar de um investimento a longo prazo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), foram feitas pesquisas e análises denotando que: a cada dólar aplicado em saneamento e tratamento de esgoto, economizam-se 5 dólares em atendimento médico.

No Brasil, onde só 16% dos esgotos urbanos são tratados, quatro em cada cinco doenças são causadas por água ou esgoto sem tratamento adequado. Por isso, a purificação só estará concluída após a água ser filtrada e clorada em uma estação de utilidades.

Necessidade para o dia a dia

Uma rede de esgoto, além de suas muitas funcionalidades, é responsável por direcionar toda a água que utilizamos em descargas, torneiras, ralos e pias.

A rede predial, como é chamada a rede de esgoto dentro das casas e prédios, encaminha a água utilizada nestes para a rede coletora. A rede coletora é instalada pela Soma Urbanismo nas ruas e avenidas dos nossos loteamentos e é formada, basicamente, pela tubulação e pelos poços de visita.

A rede coletora encaminha o esgoto para os pontos de tratamento de esgoto determinados pela concessionária responsável no município. 

Despejo do esgoto

O despejo sem tratamento de esgoto ainda é uma realidade no nosso país. 

Além de poluir o meio ambiente, ele pode retornar em forma de doenças que afetam a população da área. Idealmente, todo o esgoto sanitário das cidades deveria ser tratado antes de ser devolvido ao meio ambiente. 

Por esse motivo, o processo é feito em Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) e, somente após o procedimento, o despejo pode ser feito no meio ambiente. Quando a Soma Urbanismo investe na instalação de uma rede de esgoto é pensando no bem-estar e na saúde de cada um que adquire seus lotes. 

Todo o trabalho é feito em conjunto com as concessionárias de água e esgoto municipais e com as prefeituras para assegurar que todo o esgoto, proveniente dos empreendimentos, não sejam despejados na natureza sem o devido tratamento.

Estação Elevatória de Esgoto (EEE)

Alguns empreendimentos da Soma Urbanismo contam, ainda, com uma Estação Elevatória de Esgoto (EEE). 

Uma “EEE”, se caracteriza por ser uma unidade que possui um pré-tratamento do esgoto e bombas hidráulicas, que atua no bombeamento do esgoto de pontos baixos para pontos mais altos no sistema, onde, depois, ele pode percorrer o sistema por gravidade.

A estação possui um pré-tratamento com caixa de retenção de resíduos sólidos. Esse pré-tratamento tem como objetivo melhorar a eficiência do sistema de bombeamento e reduzir a necessidade de manutenção das bombas.

São muitas possibilidades para tornar a nossa qualidade de vida ainda melhor, né?

Garantir uma qualidade incrível na sua rede de esgoto pode ser vantajoso, mas você sabe qual a importância de fazer uma manutenção no lote? Saiba mais!