O verão está chegando e você ainda não sabe pra onde ir? Que tal conhecer a bela Guriri?

Localizada a cerca de 10 kms de São Mateus, no Norte do Espírito Santo, a ilha é um dos destinos mais procurados pelos turistas, principalmente no Carnaval e no verão.

Cercada pelo Rio Cricaré, pelo Rio Mariricu e pelo Oceano Atlântico, Guriri possui, além das praias, outros diversos atrativos que valem a visita.

Separamos alguns deles para você já ir programando a sua próxima viagem de férias!

Praias

As praias de Guriri são sempre notícia nos veículos de comunicação por conta de suas águas mornas e cristalinas, mais agradáveis para o banho. 

Das mais movimentadas às mais desertas, ideais para quem quer descansar sem ser incomodado, elas ainda contam com ótima infraestrutura de lazer para toda a família.

 

Imagem de praia em Guriri ilustra post sobre lugares para visitar na ilha de Guriri

Das mais movimentadas às mais tranquilas e desertas: praia não é problema em Guriri. (Foto: Caroline M.)

Na praia de Barra Nova, por exemplo, pelo encontro do rio com o mar, o turista pode fazer passeios de barco, caiaque e até pedalinho.

Já na Praia Central, ciclovia e calçadão estão ao dispor para a prática de caminhadas e pedaladas.

Enquanto isso, no Bosque da Praia, o destaque vai para os bares ao redor. Lá, as famílias ainda se reúnem para churrascos embaixo das árvores que ficam à beira da praia. Perfeito para o almoço de domingo!

Culinária

A ligação de Guriri com a culinária já vem em seu próprio nome. Na língua tupi, o nome significa “coco pequeno”.

Mas não para por aí.

A ilha é repleta de tradições quanto aos pratos. Caranguejo, casquinha de siri, filé de pescadinha, carne de sol com aipim e moquecas são alguns dos mais pedidos nos restaurantes.

Imagem de filé com fritas ilustra post sobre por que você deve visitar Guriri no próximo verão

Culinária é destaque da ilha de Guriri. (Foto: Arlys Batista)

Projeto Tamar

Assim como em Vitória, Regência, Povoação e Pontal do Ipiranga (Linhares), o projeto Tamar também tem uma base em Guriri.  

Monitorando 53 km de litoral, desde a praia de Urussuquara, ao sul, até o município de Conceição da Barra, ao norte, o Projeto Tamar atua na pesquisa, controle e proteção às tartarugas marinhas.

Imagem mostra tartarugas nadando em post sobre lugares para visitar na ilha de Guriri

O Projeto Tamar protege anualmente cerca de 200 desovas, com 12 mil filhotes das espécies cabeçuda e de couro.

Segundo o site do projeto, a ilha, mesmo registrando grande fluxo turístico, consegue adequar a iluminação e evitar a construção de barracas nas áreas onde ocorrem as desovas de tartarugas marinhas.

Com palestras sobre meio ambiente, preservação e desenvolvimento sustentável, as visitações na base funcionam por períodos programados. Uma aula não só para crianças como também para os mais velhos.

Gostou de Guriri? Quer um excelente lugar para investir e morar por lá? Conheça o Residencial Soma Verano!