Mesmo com a crise motivada pelo coronavírus, a atividade na indústria da construção civil voltou a apresentar crescimento. 

Saiba mais sobre essa boa notícia!

 

Indústria da construção civil 

De acordo com dados recentes da Sondagem da Construção, que é divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), a construção civil tem muito o que comemorar após passar por alguns momentos desfavoráveis por causa da pandemia!

Prova disso é que em uma escala no qual valores acima de 50 pontos indicam crescimento, a atividade na indústria desse setor atingiu 51,4 pontos em agosto. Uma alta de 3,3 pontos em relação ao mês anterior, sendo que no comparativo com abril, o aumento foi de 22 pontos. Inclusive, isso representa o maior patamar desde 2011. 

Um feito e tanto, não é?

 

Capacidade operacional

A recuperação da construção civil pode ser vista também por outros números!

No que se refere a utilização da capacidade operacional, o setor em agosto conseguiu alcançar 60%. No mesmo período do ano passado, essa porcentagem estava em 58%. É válido ressaltar que em abril de 2020, o valor era de 50%, o que foi considerado por alguns especialistas como o “fundo do poço”. 

 

O que esperar para o futuro

A pesquisa também mostrou que o futuro da construção civil é bastante positivo, já que o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI-Construção) garantiu a quinta alta mensal consecutiva. O indicador chegou a 56,7 pontos em setembro.

Em linhas gerais, um valor acima de 50 significa muito otimismo por parte dos empresários da área!

 

E em relação à segurança de fazer investimentos?

A intenção dos executivos de investir no setor atingiu 44,4 pontos em agosto. São 4,9 pontos a mais em relação a julho e um cenário parecido com a pré-pandemia. 

Esses números nos mostram que a construção civil está, aos poucos, voltando aos poucos a ter impactos positivos. E, claro, trazendo benefícios para a economia brasileira.

 

Confira também: Caixa altera linha de crédito para loteamentos