Não importa se você está no início da carreira ou se já tem mais experiência como corretor. No intuito de oferecer sempre o melhor serviço para os clientes e também para a loteadora ou imobiliária o qual é vinculado, seguir algumas dicas são sempre válidas.

Confira os dez mandamentos do bom corretor e veja seus negócios alavancarem:

1)  Saber ouvir e não abandonar o cliente

Um bom corretor, antes de tudo, precisa saber ouvir o cliente. Ouvir suas ideias, do que precisa e tentar suprir ao máximo as suas necessidades é o primeiro e um dos passos principais na estrada de um bom trabalho como corretor.

Outra atitude corriqueira entre os corretores (ruins) é esquecer sua clientela após a concretização de uma venda.

Além do boca a boca entre os clientes, você não sabe quando precisará do mesmo de novo, seja para ajudá-lo a revender o lote/imóvel ou comprar um novo.

Portanto, não abandone seu cliente!

2) Saber vender de acordo com o produto

Alguns produtos (empreendimentos, loteamentos, imóveis em geral) possuem mais ou menos atrativos de acordo com a estrutura, região e/ou público-alvo.

Saber falar da qualidade de cada um independente disso e orientar a venda a partir disso é um dos mandamentos que o bom corretor deve seguir.

3) Conhecer o público

Para saber vender de acordo com o produto, você deve conhecer para quem ele é destinado (o tal público-alvo que falamos acima).

Conhecer o público, suas dores, ambições e histórias de vida é mais do que essencial na hora de prestar um bom serviço.

Imagem com miniatura de casa e pessoas ilustra post sobre os dez mandamentos do bom corretor, do blog da Soma Urbanismo

Conhecimento do público-alvo pode ajudar na hora das vendas. 

4) Dispor de tempo livre

Não adianta: a decisão de uma compra pode vir às sete da manhã, como às oito da noite.  E muitos clientes não entendem que nem sempre o corretor está disponível.

Nesse sentido, bom senso é necessário. Não precisa ser grosso ou inconveniente com o cliente, por mais que ele possa ser com você.

É preciso entender que você está lidando com o sonho das pessoas e de muitas famílias, portanto, lide de forma tranquila com isso e tente dispor de um tempo livre o máximo possível.

5) Ter coragem

Não tenha medo. Insegurança no início, seja ao visitar um local ou o cliente, é normal. Mas se arrisque, tenha coragem, ligue, faça contatos.

Com o tempo, você vai pegar o jeito da coisa e quando menos esperar, estará realizando suas tarefas com segurança, conquistando, além disso tudo, a confiança dos clientes.

6) Manter o orçamento em dia

Ser corretor envolve ter uma boa organização orçamentária. Isso porque o que você recebe está vinculado também às suas comissões de venda.

É preciso estar preparado para meses de venda muito bons, como também meses de venda muito ruins.

Realizar um planejamento financeiro e manter o orçamento em dia é o 6º mandamento do bom corretor para não ter uma queda de estabilidade muito grande na carteira.

7) Não mentir

No calor da venda, algumas mentiras podem sair. Além de antiético, prometer algo que não se pode cumprir pode resultar em má fama e reputação frente às loteadoras, imobiliárias e clientes.

Nunca invente mais coisas do que realmente o produto é. Isso pode custar caro, não apenas na esfera financeira, como na judicial.

8) Ser parceiro da loteadora/imobiliária

Manter uma relação de guerra e não se comunicar direito com a loteadora ou imobiliária para o qual você presta serviço não é uma atitude das mais indicadas para quem quer ser um bom corretor.

É preciso haver uma relação direta, sincera e de parceria com a empresa para o qual você trabalha. Seja parceiro de todos que te atendem do outro lado da negociação!

Imagem de aperto de mãos ilustra post sobre dez mandamentos do bom corretor, do blog da Soma Urbanismo Relação entre imobiliária e corretor deve ser de parceria. 

9) Se aprofundar na área

Isso vale para todas as áreas, não apenas no ramo imobiliário e da construção civil. Novos formatos, novas ideias, novas tecnologias e formas de trabalho vêm surgindo a todo o momento.

Se atualizar e aprofundar na área te ajudará a conquistar ainda mais habilidades e, de quebra, mais clientes.  Leia livros, estude (online ou offline), participe de congressos, seminários e eventos que julgar relevante para sua carreira. Conhecimento nunca é demais!

10) Fazer networking

Um bom networking, nosso décimo e último mandamento pode te levar a lugares nunca antes imaginados.

Tomar um café com aquele diretor da imobiliária ou loteadora pode estreitar o relacionamento de vocês e fazer com que você consiga indicações para outros trabalhos, por exemplo.

E não se esqueça dos clientes! Quem não gosta de pensar em um sonho junto? O networking quando feito corretamente é a porta de entrada também para novas amizades, parceria e, é claro, vendas!