Seja para construir uma casa ou fazer um estabelecimento comercial, seguir critérios ao comprar um terreno é bem importante.

Sabendo disso, confira o que você não pode esquecer de avaliar antes de fechar o contrato!

 

Localização 

Fazer uma análise da localização, sem dúvidas, deve ser uma das primeiras coisas para aqueles que desejam comprar um terreno. 

Então, atente-se! Se quer construir posteriormente uma casa, o ideal é que o terreno esteja situado em um ambiente mais tranquilo e com entorno o mais completo possível. Ou seja, com a presença de escolas, hospitais, supermercados e outros estabelecimentos básicos de se ter por perto. 

Já se a sua vontade é erguer um imóvel comercial, o mais recomendado é que haja uma intensa movimentação de pessoas durante o dia para o seu negócio ter sucesso. 

Por isso, vá atrás daquele bairro que melhor atenderá às suas necessidades!

 

Tamanho e desnível do terreno 

Outro ponto importante de avaliação é o tamanho do terreno. Então, veja se o espaço disponível nele irá comportar o projeto que você tem arquitetado para o imóvel, bem como se atenderá toda a família!

Além do tamanho, analise o desnível do terreno. Independente se mais nivelado ou não, existem diversas formas criativas de construção nesses casos. Confira aqui!

 

Posição do sol

Pode parecer que não, porém até a posição do sol deve ser levada em consideração ao comprar um terreno. 

E essa avaliação deve ser feita considerando o sol da manhã e da tarde. Isso porque o primeiro tem relação com às atividades domésticas, como por exemplo, secar roupas. Já ao analisar o sol da tarde, o comprador consegue ver qual a parte da casa que tende a ser mais quente. 

Apesar de ser um mero detalhe, isso tem grande importância para criar conforto térmico e fornece a possibilidade de utilizar a luz natural na casa ou estabelecimento comercial que você irá construir no terreno. 

 

Limitações legais 

Dependendo do terreno, há implicações legais que você precisa ter cuidado.

Na prática, isso significa seguir todas as normas e regras impostas pelo PDM (Plano Diretor Municipal) da cidade onde você está construindo, bem como a Soma segue na hora de construir os seus empreendimentos.

O documento é aberto e pode ser consultado por todos na Prefeitura. Saiba mais sobre o PDM e sua utilidade neste post.

 

Possibilidade de valorização 

A compra de um terreno é um grande investimento, certo? Com isso, a possibilidade de valorização dele não pode ficar de fora dos seus critérios de avaliação. 

Antes de bater o martelo, pesquise e confira se o terreno escolhido está em um local com crescimento contínuo e pode trazer retorno financeiro, caso decida o vender no futuro. 

Dessa forma, é possível ter certeza que o seu dinheiro foi bem investido!

 

Conheça os empreendimentos Soma Urbanismo!