A perspectiva do mercado imobiliário para 2020 é bem positiva, já que a maioria dos empresários pretende investir ainda mais no setor.

Saiba mais! 

 

Pesquisa 

Uma pesquisa foi realizada pela Associação para o Desenvolvimento Imobiliário e Turístico do Brasil (ADIT Brasil) junto a empresários do setor imobiliário, entre novembro e dezembro de 2019. O objetivo era verificar a percepção desses empresários a respeito da conjuntura econômica para o mercado imobiliário neste ano. 

Alguns resultados foram bem surpreendentes e satisfatórios para o setor em todo o Brasil! 

 

Dados do mercado imobiliário 

Um deles é quanto ao investimento. Cerca de 91% dos participantes da pesquisa responderam que pretendem investir no mercado imobiliário em 2020, sendo que residencial vertical e loteamento residencial lideram nos tipos preferidos de empreendimentos, com atributos que os caracterizem como empreendimentos de médio padrão. 

Além disso, a ADIT Brasil mostrou que os empresários irão investir mais na Região Sudeste (42%), seguido da Região Sul (20%), Região Centro-Oeste (22%), Região Nordeste (14%) e Região Norte (2%).

Quanto ao tamanho das cidades, 30% afirmou que aquelas entre 81 e 200 mil habitantes são as mais atrativas para investimento. 

 

Perspectiva 

Em geral, a pesquisa comprovou que os empresários têm uma visão otimista do mercado no que se refere os efeitos da conjuntura econômica nos segmentos do setor imobiliário para este ano.

Apesar disso, a maioria (78%) acredita que a retomada será lenta, sendo que o maior risco atual, segundo eles, que impacta no desenvolvimento do mercado imobiliário é o cenário político (43%) que apresenta certa instabilidade, seguido principalmente do cenário econômico (22%), cenário financeiro (16%) e cenário mercadológico (14%). 

Ainda, dentre os aspectos que interferem no setor estão a disponibilidade de crédito (78%), os juros com tendência de queda (88%), a informação detalhada do mercado (86%), estratégia e tática de venda (81%), velocidade nas aprovações e parcelamento do solo (79%) e atual nível do desemprego (72%). 

 

E você? Deve investir no mercado imobiliário este ano? Confira os loteamentos da Soma e escolha o seu!

 

Faça também o download da pesquisa completa aqui.