Deixe seu email
Deixe seu email
Deixe seu email

As obras possuem uma alta produção de insumos. Mas é possível melhorar um pouco esse cenário através da utilização de materiais de construção sustentáveis!

Confira 5 dicas para usar na construção de sua casa!

 

Tijolos ecológicos

Formados por uma prensa hidráulica, os tijolos ecológicos podem ser uma alternativa e tanto em comparação aos tijolos convencionais, já que no processo de fabricação não há necessidade de forno, nem queima de madeira. Ou seja, representam menos poluição para o meio ambiente!

Além disso, esse tipo de tijolo tem um formato particular que permite a criação de uma trava com furos e encaixes mais estratégicos. Por isso, é possível até utilizar menos argamassa durante a obra. 

E quem não quer também poupar no momento de construir seu imóvel, não é mesmo?

 

Concreto reciclado 

O concreto reciclado também faz parte da lista de materiais de construção sustentáveis!

Enquanto o comum é feito de cimento, água e areia, acrescido de pedras, o reciclado é um tipo de concreto que não se apropria da extração de recursos naturais. Então, como ele é formado?

A ideia é utilizar os resíduos da própria obra para substituir parcialmente ou totalmente a necessidade dos materiais advindos de fontes naturais. Existem até equipamentos específicos para fazer a reciclagem dos elementos. 

Dessa forma, evita-se a exploração dos recursos, o descarte inadequado e, ainda, contribui positivamente para o meio ambiente!

 

Telhado verde 

Seja em casas, edifícios ou empreendimentos comerciais, o telhado verde é um material com muitas vantagens!

Em linhas gerais, esse telhado consiste em uma aplicação de camada vegetal sobre uma manta impermeabilizada. Além de ser uma excelente alternativa para diminuir o calor dentro da casa, ele é útil para oferecer isolamento acústico. 

E com a presença do telhado verde em um imóvel, muitas vezes, não é preciso nem equipá-lo com ar-condicionado. Mais uma grande economia!

 

Tinta ecológica 

A tinta ecológica é formada a partir de elementos naturais, como corantes e óleos. Portanto, derivados de petróleo e outros produtos sintéticos não fazem parte de sua composição. 

São várias opções disponíveis no mercado que variam de acordo com os insumos utilizados, que podem ser de fonte mineral, vegetal ou de origem animal. 

Inclusive, há versões de tinta ecológica que não possuem os Compostos Orgânicos Voláteis (COVs), substâncias que trazem malefícios para a saúde dos seres humanos e contribuem para a destruição da camada de ozônio. 

 

Argamassa de argila

Já falamos aqui que você pode utilizar menos argamassa colocando tijolos ecológicos em sua obra. Agora, será que dá para substituir esse material por outro tipo de composição mais sustentável? 

É possível sim! A argila pode substituir o cimento na produção da argamassa. Esse material de construção sustentável pode ser utilizado em paredes internas para aqueles acabamentos do imóvel.

Entre os benefícios, a argamassa de argila garante mais isolamento termoacústico e impede o aumento de umidade nos ambientes.

Sem dúvidas, essa é uma boa sugestão para você colocar em prática em sua obra!

 

Gostou desse conteúdo? Veja também como planejar a construção de uma casa!