Deixe seu email
Deixe seu email
Deixe seu email

Reconhecida como um dos municípios mais populosos do Noroeste do Espírito Santo, Colatina tem uma história repleta de curiosidades.

Conheça a história de Colatina!

 

O início do município 

1833. Neste ano é que Colatina começou, fundada como parte da Vila de Linhares, com os povoados de Arraial da Barra de Santa Maria, Mutum de Boapaba e Barracão de Baunilha.

A primeira tentativa de colonização se deu em 1957. Nicolau Rodrigues dos Santos demarcou uma extensa área na margem esquerda do Rio Doce e dividiu-a em lotes, com o objetivo de instalar colonos estrangeiros. Batizada de Francivânia, portugueses, franceses e alemães o acompanharam nessa missão.

Contudo, com enfrentamento dos nativos, doenças tropicais e clima diferenciado, a colônia durou apenas três anos. Propriedades foram destruídas e famílias massacradas pelos índios botocudos. Tais índios foram os primeiros habitantes da região e os principais responsáveis pelo adiamento do povoamento na região. Eram caracterizados pelo uso característico do batoque ou botoque no lábio inferior ou nos lóbulos das orelhas.

O desenvolvimento do futuro município de Colatina começou em 1899. A sede do distrito recebeu o nome de Vila de Colatina, em homenagem à Colatina, esposa do então presidente do Estado, Muniz Freire. Continuando subordinada à Linhares, só mais tarde a independência total chegaria ao município. 

 

Desenvolvimento e emancipação 

Os aspectos sócio-econômicos e culturais de Colatina se formaram a partir da imigração de europeus, como a maioria das cidades brasileiras. No final do século XIX e início do século XX, italianos e alemães chegaram à cidade para morar e trabalhar. 

Além disso, o comércio nessa mesma época começou a prosperar. A Vila ganhava cada vez mais importância, com padaria e pequenos estabelecimentos próprios. Em 20 de dezembro de 1906, quando a Estrada de Ferro Diamantina, hoje Vitória a Minas, inaugurou a estação e iniciou a comunicação direta com Vitória, movimentou ainda mais a economia da região. 

Toda a crescente vida econômica de Colatina, prejudicou Linhares, tanto no sentido administrativo, como politicamente. O que fez com que em 1907 Colatina tornasse sede do município, que anteriormente era Linhares. 

Tudo isso veio para facilitar a emancipação de Colatina em 30 de dezembro de 1921, mas a comemoração é no dia 22 de agosto, data da fundação do município de Linhares.

Como Linhares virou pertencente a Colatina, em 31 de dezembro de 1943, por decisão do governo do Estado, o município foi restabelecido e desligado de Colatina.  

 

Referência capixaba 

Mostrando a sua força econômica, na década de 50, o município de Colatina se tornou o maior produtor mundial de café. Já na década de 70, a industrialização colocou a cidade entre os melhores índices de desenvolvimento do Estado. 

Com tantas conquistas ao longo do tempo, Colatina completa, no próximo ano, o centenário da sua fundação. Fundação essa que temos a certeza que só trouxe riquezas para o Espírito Santo e traz muito orgulho para todos os capixabas! 

 

Veja mais: Empreendimentos da Soma em Colatina