Deixe seu email
Deixe seu email
Deixe seu email

Quando se trata de loteamentos e da realização do sonho da casa própria, uma das dúvidas que pode surgir é sobre o que é melhor: comprar o lote primeiro e construir a casa depois ou já comprar uma casa construída.

A escolha pode parecer difícil e é completamente pessoal, mas alguns fatores podem ser levados em consideração para uma melhor decisão.

Tijolo por tijolo

Quem compra o lote vazio e decide construir a casa por conta própria pode acompanhar a obra tijolo por tijolo, ou seja, em todas as suas etapas de construção. Pode fazer o projeto arquitetônico e construir como bem entender, com as dimensões e materiais que desejar e de acordo com seus gostos.

O fator orçamentário também é algo de certo peso.  Com dinheiro pago em uma casa pronta você pode comprar o lote vazio, construir e talvez ainda dê pra sobrar um dinheirinho.

Você constrói no seu tempo e com o que você pode gastar. Terminou de fazer a cozinha, mas não tem mais caixa para investir no banheiro? Não tem problema! Volte a equilibrar o seu capital e, assim, continue a obra.

O tempo passa, o tempo voa

Quando compramos a casa pronta, é mais prático: só chegar e se mudar. Construção, no entanto, leva certo tempo.

Se você não está com tempo, paciência ou não tem como acompanhar as obras, talvez não seja um bom negócio construir. É melhor comprar a casa de uma vez – muitas vezes ela já vem até mobiliada.

Facilidades de financiamento

A gente já comentou lá em cima sobre o fator orçamentário, mas quando falamos de financiamento e suas facilidades, ele ganha um peso ainda maior.

Ambas as opções contam com vantagens exclusivas. Tanto bancos quanto loteadoras já estão habituados a fazer o financiamento da compra da casa pronta ou da compra do lote vazio, respectivamente.

As condições costumam ser boas e eventualmente surgem promoções e novas negociações, principalmente nas loteadoras. Na última campanha de Natal da Soma Urbanismo, por exemplo, clientes puderam pagar suas dívidas e adiantar parcelas com o dinheiro do décimo terceiro. Em todos os casos, vale sempre pesquisar e prestar atenção também nas taxas de juros. 😉

Falando em contas, com a liberação do saque das contas inativas do FGTS, surgiram diversas novas oportunidades de investir o dinheiro. Que tal conferir o post que preparamos com algumas sugestões pra você?