Você acabou de investir em uma gleba rural e quer usá-la como forma de renda passiva, com altos retornos?
Então esse post é pra você!
Leia até o final para conhecer todas as nossas dicas e sugestões!
O que é renda passiva
Antes de sugerirmos o que você pode fazer com a sua gleba para que ela seja super rentável, vamos entender do que se trata a renda passiva?
Ela nada mais é do que a forma de você ter uma renda sem a necessidade de trabalhar constantemente.
Por exemplo, quando você tem um emprego, você trabalha de forma ativa para receber o seu salário ao final do mês. Assim, você tem uma renda ativa.
Já na renda passiva, você não precisa “fazer nada” ou fazer muito pouco para ter um rendimento com a própria.
Isso acontece, por exemplo, com o aluguel de imóveis ou com os dividendos obtidos por meio de investimentos como ações ou fundos imobiliários.
E também acontecer, é claro, com a sua gleba rural!
Transformando sua gleba em renda passiva de alto retorno
Agora que você já sabe o que é renda passiva, vamos ver como você pode aproveitar a sua gleba para uma?
Aluguel para atividades rurais
Uma das formas mais diretas de transformar sua gleba em renda passiva é alugá-la para produtores rurais ou empresas do agronegócio.
Muitas vezes, agricultores locais ou cooperativas precisam de mais espaço para cultivo, pastagem ou até para instalações de apoio, como galpões de armazenamento.
Ah! E você nem precisa investir tão pesado na infraestrutura da gleba para alugá-lá para esse tipo de atividade!
Cumprindo as exigências legais, como com um contrato de arrendamento, por exemplo, comum para esse tipo de negócio, você consegue alugar o seu espaço e fazer com que ele gere receita mensal ou anual.
Construção de chalés
Se a sua gleba tem uma localização atrativa, com muito verde e em uma região tranquila, de fácil acesso, uma dica é investir na construção de chalés para aluguel por temporada.
O turismo de experiência e o ecoturismo estão em alta, e muitas pessoas buscam hospedagens em meio à natureza para descansar e se desconectar da rotina urbana.
O êxodo urbano já foi, inclusive, pauta do nosso blog!
Você pode começar com poucos chalés, de forma modular, expandindo conforme a demanda.
Plataformas de hospedagem como Airbnb ou Booking podem, ainda, facilitar toda a divulgação, aumentando a sua taxa de ocupação e garantindo uma renda passiva constante, principalmente em feriados e alta temporada.
Que tal?
Haras
Outra ideia promissora é usar a gleba para montar um haras, como já contamos por aqui.
Espaço dedicado principalmente à criação, reprodução e manejo de cavalos, um haras é como um “berçário” ou uma “escola” para cavalos, especialmente os de raça, voltado para fins como esporte, lazer, trabalho ou competições.
Apesar do investimento inicial costumar ser mais elevado, o retorno de um haras pode ser interessante, principalmente se houver demanda na região para hospedagem de cavalos, aulas de equitação ou até mesmo eventos equestres.
E, se você está se perguntando como esta é uma oportunidade de renda passiva ao invés de renda ativa – já que construir e gerenciar um haras é meio que trabalhar de forma ativa – você pode, neste caso, contratar alguém para ser o seu ou sua gerente, como um “braço direito”, para resolver tudo.
Espaços de turismo e eventos
Transformar parte da sua gleba em um espaço para turismo rural e realização de eventos também é uma estratégia de renda passiva de alto impacto.
Imagina casar a beleza natural do local com infraestrutura para festas, casamentos, retiros religiosos ou encontros corporativos?
Lindo, né?
Esse tipo de espaço costuma ser bastante procurado, principalmente por quem deseja fugir dos salões de festas tradicionais e oferecer aos convidados uma experiência diferenciada.
A manutenção, aqui, também pode ser feita por uma equipe reduzida ou até terceirizada, e a agenda de locações pode garantir uma receita programada durante o ano todo, com picos em datas comemorativas e meses com mais casamentos (maio, por exemplo, é conhecido como o Mês das Noivas).
Garanta a sua gleba do Vista Verde Espaços Rurais
Se você ainda não tem a sua própria gleba rural para usá-la como renda passiva, não perca tempo.
Conheça as disponíveis no Vista Verde Espaços Rurais, da Soma Urbanismo.
A entrega é daqui a menos de um ano, em março de 2026.