Na hora de investir, seja em ações ou em um produto de alto valor agregado, como um loteamento, é de grande valia conhecer o seu perfil de investidor, para que não haja gastos desnecessários e expectativas muito altas com um investimento que não é exatamente do jeito que você esperava. 

Conhecer o seu perfil de investidor é se conhecer, afinal, a forma com que você lida com os acontecimentos é o que vai determinar quem você é no mercado.

Faça o teste e descubra! Vale lembrar que cada caso é um caso e outras características, além dessas perguntas, também devem ser levadas em consideração, como situação financeira, idade, conhecimento de mercado e objetivos.

 

1) O que você mais considera na hora de investir?

Qual o seu perfil de investidor

2) Qual sua expectativa de retorno dos investimentos?

Perfil de investidor

3) Qual seu conhecimento no mercado?

Perfil de investidor

4) Se pudesse escolher onde investir, qual das opções abaixo você escolheria?

Você tirou conservador!
Como um investidor conservador, você não gosta de correr riscos e prefere aplicar seu dinheiro em lugares que te deem segurança. Provavelmente uma de suas maiores preocupações é preservar o seu patrimônio. Uma opção para o perfil conservador é investir em aplicações de baixo risco e com rendimento a longo prazo, como o Tesouro Direto e fundos de renda fixa.
Você tirou moderado!
Como um investidor moderado, você transita entre os dois perfis mais comuns de investidores, o conservador e o agressivo. Apesar de gostar de segurança, não se preocupa em se arriscar um pouco, conhecendo o mercado e com expectativas de retorno de médio a longo prazo. São indicados investimentos em loteamentos, multimercados e títulos de renda variável.
Você tirou arrojado ou agressivo!
Como um investidor arrojado (também conhecido como agressivo), você não se preocupa em correr riscos e conhece bastante sobre o mercado. É do tipo que quer sempre uma boa rentabilidade, com retornos altos, ainda que isso signifique alguns prejuízos. Sua expectativa de retorno é a curto prazo e são indicados investimentos em ações e BDR, certificados de ações adquiridas no exterior.

 

Confira também: 3 motivos para investir em loteamentos