Em meio a pandemia do novo coronavírus, é comum surgir muitas notícias falsas pelas redes sociais. Para você saber reconhecer conteúdos fantasiosos, separamos alguns mitos e verdades sobre esse vírus que se alastrou por todo o mundo. 

Confira!

 

Animais de estimação transmitem coronavírus

É mito!

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), até o momento, não há evidências significativas de que os pets possam ficar doentes ou transmitir o novo coronavírus.

Apesar disso, o indicado é que pessoas infectadas com a Covid-19 evitem contato próximo com animais de estimação, já que os estudos ainda estão recentes. Já se não for possível manter a distância necessária, é preciso colocar na rotina boas práticas de higiene nos cuidados diários do bichinho. 

 

Máscaras protegem contra o coronavírus 

É verdade!

Usar máscara é uma forma de prevenção eficiente contra a recente pandemia.

A utilização é recomendada pelas principais organizações de saúde para pacientes com casos confirmados, suspeitos da doença, profissionais da saúde e, mais recentemente, as autoridades locais tem orientado às pessoas a utilizarem a máscara em situações essenciais que se precisa quebrar a quarentena, como ir para supermercados, padarias ou farmácias. 

 

Beber água quente ou chá pode matar o vírus

É mito!

Essa afirmação viralizou nas redes sociais como forma de prevenção ao vírus, mas não tem veracidade, assim como outras atitudes disseminadas e também falsas. São elas: lavar o nariz com água e sal, comer alho e passar óleo de gergelim no copo.

Não há comprovação de que algo que a gente faça ou tome irá reforçar o nosso sistema imunológico para evitar o contágio do novo coronavírus. 

 

Não há tratamento específico para o coronavírus 

É verdade!

O tratamento dos infectados com o novo coronavírus varia a cada caso. Baseia-se sobretudo no controle de sintomas e tem o objetivo de fornecer suporte clínico ao paciente. 

Por isso, caso você tenha sintomas consistentes e graves,  é importante procurar o hospital referência de sua região e receber de especialistas orientações sobre procedimentos necessários. 

 

Pessoas assintomáticas podem transmitir a doença 

É verdade!

Apesar de não haver resposta definitiva sobre isso, um estudo recente de um grupo de cientistas coordenado pelo médico Jeffrey Shaman, da Escola de Saúde Pública da Universidade Columbia, de Nova York, mostrou que as pessoas assintomáticas com Covid-19 são responsáveis por dois terços das infecções. 

Na pesquisa, verificou-se que apesar dos pacientes que desenvolvem a doença serem duas vezes mais contagiosos, os assintomáticos são seis vezes mais numerosos mesmo com menor capacidade de infectar os outros. 

Isso torna as medidas de distanciamento social adotadas ao redor do mundo cada vez mais importantes para inibir a proliferação ainda maior do novo coronavírus. 

 

Siga as principais medidas de prevenção e faça a sua parte para impedir o avanço do novo coronavírus!