Deixe seu email
Deixe seu email
Deixe seu email

Você sabia que a vegetação protege o solo? Neste post, explicamos como isso acontece e a importância dela!

Confira!

Importância da vegetação no solo 

A vegetação apresenta várias vantagens para o solo.

Uma das principais é que inibe a erosão. Sem vegetação, a água pluvial e os ventos arrastam os nutrientes do solo, provocando o processo erosivo e a perda de fertilidade.

Já em solos cobertos por vegetação, a água das chuvas é interceptada por folhas e ramas. Isso impede o impacto direto das gotas sobre o solo, por consequência, favorece a drenagem do excesso de umidade e facilita a infiltração através do perfil de cada solo. 

Além disso, a vegetação evita inundação, mantém conforto térmico e até atua na fertilização do solo. Com folhas, galhos e porventura, frutos, é possível ter um processo natural de fertilização com matéria orgânica derivada desses elementos. Ou seja, mais nutrientes para o seu solo. 

Colocando em prática 

Já sabemos que solos sem vegetação é ao mesmo tempo, solos desprotegidos, com baixo conteúdo de matéria orgânica, insuficiência de água e elevada erosão. Mas, quais métodos podem ser utilizados para agregar vegetação no seu solo?

Saiba que há três possíveis alternativas para você fazer isso.

1) Conservação da vegetação nativa

Ao conservar a vegetação nativa, substâncias e características presentes são capazes de manter o solo saudável.

2) Reflorestamento

Já no reflorestamento, o ato de plantar árvores evita a erosão, já que as raízes sustentam a terra e absorvem parte de água pluvial. Eucalipto e pinheiro também são as árvores mais usadas nesse processo.

 

3) Rotação de cultura

E, por fim, a rotação de cultura é ideal para áreas de plantações. Nela, o solo é dividido em partes, em que cada uma delas sempre ficará em descanso, enquanto as outras partes recebem o plantio de culturas diferentes. Após a colheita, há uma rotação. Tal processo evita o desgaste da terra e a infertilidade. 

Independente da forma, a época mais adequada para o plantio é no período de chuvas (janeiro a junho). Então, fique ligado! 

Veja também: Aprenda a levar o verde para dentro de casa