Deixe seu email
Deixe seu email
Deixe seu email

O sonho de ter a casa própria faz parte das metas de muitos brasileiros. A prova disso é que, em 2020, houve um recorde de financiamentos imobiliários entre a população de classe média. 

Só no ano passado, a Caixa Econômica Federal registrou 2,3 mil novos empreendimentos, totalizando 286,3 mil novas unidades vendidas. Um número bem alto e inesperado para um ano de pandemia! 

Diante desse cenário superaquecido de vendas desde o início da pandemia, a Caixa Econômica desenvolveu uma série de facilidades. Dentre elas, surgiu uma nova modalidade de crédito imobiliário conhecida como Caixa Construção. 

Quer saber mais sobre essa nova modalidade? Confira aqui!

Caixa Construção: O que é essa nova modalidade? 

A principal novidade é a composição da soma de uma Taxa Fixa e uma Taxa Poupança com o prazo de pagamento do financiamento do imóvel em até 35 anos. 

Como assim? 

Os juros anuais contados no seu financiamento irão variar de acordo com o perfil do cliente. Correntistas terão uma Taxa Fixa de 3,35% e os não correntistas, 3,99%, somada a variação da Taxa Poupança, que é a taxa de valorização da poupança no Brasil, marcando atualmente 1,4%. 

Além das taxas citadas acima, o cliente também contará com a incidência da Taxa Referencial (TR), que está zerada hoje. 

A outra notícia boa é que a Caixa Construção já está disponível, permitindo a contratação para a compra de imóveis novos ou usados e para construção e reforma. 

Como funciona o Caixa Construção?

A modalidade de crédito imobiliária funciona de acordo com as seguintes etapas. 

Simulação

Na primeira etapa, o cliente deverá inserir os dados no site para que o sistema possa calcular os valores da prestação, prazos e outras informações necessárias para o financiamento da construção ou do imóvel. 

Assim, a Caixa descobrirá, de acordo com o perfil do cliente, a sua situação financeira, e montará um programa específico para a construção da casa própria. 

Análise de crédito

De acordo com as documentações enviadas pelo site da Caixa, o próximo passo será visitar uma agência bancária para conversar com um gerente.

Nesta etapa, será possível a utilização do FGTS e você poderá conferir o tipo de crédito que se adequa às características do seu perfil financeiro.  

É importante também, procurar um correspondente bancário qualificado, para que te ajude nesta e nas próximas etapas no processo de aquisição da casa própria. E além disso, irá te auxiliar também a encontrar as melhores taxas e condições de compra de acordo com o seu perfil.

Avaliação de engenharia

Esta é a etapa em que a instituição financeira avalia valores e as condições de uso do terreno ou imóvel. 

Efetivação do acordo

Como o próprio nome já diz, esta será a etapa em que o contrato será assinado e reconhecido em cartório para que o crédito seja liberado para o financiamento da construção. 

Pagamento das prestações

A etapa final consiste em, basicamente, o cliente efetuar o pagamento das parcelas mensais do financiamento, podendo ser débito em conta, pelo site ou aplicativo Habitação Caixa, casa lotérica ou em uma das agências do próprio banco da Caixa.

Quais os requisitos para participar do financiamento?

Para adquirir o financiamento imobiliário da Caixa Construção é necessário que o cliente se enquadre nos seguintes requisitos: 

Essa nova modalidade vale a pena?

Até o momento, as taxas apresentadas nesta modalidade de financiamento são consideradas as menores do Brasil. Sendo assim, vale a pena!

Agora, cabe ao cliente decidir o método que mais compensa para o seu bolso. 

Ficou interessado na Caixa Construção? Além de ser vantajosa, a modalidade também é integrada ao Casa Verde e Amarela. Entenda como ele funciona no mercado de loteamentos!