Então você adquiriu um lote na Soma Urbanismo e já quer construir nele? 

Muito bom, mal podemos esperar para ver sua construção subindo, mas antes é preciso que você guarde algumas orientações para que tudo ocorra bem. 

Confira três ações importantes para iniciar a construção do seu lote! 

1) As obras de infraestrutura da Soma devem ser entregues primeiro

 A primeira delas é saber que você só pode construir no seu lote após a conclusão e entrega oficial das obras de infraestrutura da Soma.

É também necessário ter a ciência de um procedimento feito pela Soma Urbanismo chamado de entrega técnica. Nela, a loteadora confere com você as medidas e demais informações referentes ao lote.

De acordo com a gerente de projetos da Soma Urbanismo, Lineker Bis Hoffmann, em todos os eventos de entrega de empreendimentos, a loteadora apresenta e tira dúvidas dos clientes sobre toda a estrutura do lote. 

“Nesses eventos, nós mostramos ao cliente onde estão as ligações de água e de esgoto e tira toda e qualquer dúvida sobre regularização do lote para início das obras”, afirma. 

Após a entrega técnica, você pode começar checar as normas necessárias para começar a construir o seu lote. 

2) Normas construtivas devem ser seguidas

A segunda atitude é lembrar que as unidades em loteamentos abertos obedecem ao que é permitido pelo Plano Diretor Municipal (PDM). Quando for construir, você deve ter em mente essas normas construtivas. 

“As normas construtivas que devem ser sempre seguidas são as do Plano Diretor Municipal e as do Código de Obras Municipais, já que são essas leis que regem todo o desenvolvimento urbano da cidade, por exemplo, como as casas devem ser construídas e como essas construções devem ser feitas”, conta Lineker. 

Além disso, todos os municípios acima de vinte mil habitantes possuem o PDM. “Por isso, quando uma pessoa irá construir sua casa em um município que adota o PDM, nós orientamos que o comprador fique atento ao projeto que será desenvolvido pelo engenheiro ou arquiteto que contratará, se eles estão levando em consideração as regras da PDM”, explica Lineker. 

É importante lembrar que nos loteamentos fechados, os clientes devem também seguir o PDM e as normas construtivas do residencial. 

3) A construção no lote só poderá começar após a quitação do financiamento

A terceira atitude é entender que a construção só poderá iniciar após a quitação do integral do parcelamento do lote junto à empresa, seja por recursos próprios ou financiamento bancário.

Se você optar pelo financiamento bancário, a partir da aprovação e liberação do crédito, já pode começar a construir no seu lote. 

Também é importante saber que você não pode ocupar lotes vizinhos para fins de canteiros de obras, depósitos de materiais ou quaisquer outras finalidades sem a prévia autorização, por escrito, do seu vizinho proprietário ou do detentor de posse. 

Por último, um conselho que a gerente de projetos da Soma Urbanismo deixa com a gente, é a importância da consultoria e contratação de profissionais na etapa da construção da casa. 

“É importante que você contrate engenheiros e arquitetos que trabalham nesse ramo, porque eles já estão acostumados com todas as regras do PDM e conhecem todo o passo-a-passo que deve ser seguido, para que a sua família tenha uma casa mais funcional e aproveite melhor o espaço oferecido”, aconselha Lineker. 

Tendo em mente essas orientações, é só seguir em frente e erguer o seu investimento, sem maiores problemas!

Agora que você já sabe quando e como começar a construir no seu lote, não deixe de comentar aqui embaixo caso você tenha mais alguma dúvida ou sugestão!