Se você está procurando um local tranquilo e sossegado para passear com a família, Aracruz é o destino certo para você.
Localizada no litoral Norte do Espírito Santo, Aracruz se destaca pela riqueza de belezas naturais que se dão pela soma de áreas de restinga e manguezais nas praias locais.
Mas não se engane! O município não conta apenas com belezas naturais.
Há também diversas atrações culturais, como as construções antigas e históricas do município, bem como as aldeias indígenas.
Ficou curioso e quer visitar a cidade?
Confira a seguir o que fazer em Aracruz e prepare-se para se encantar!
Conheça as belas praias de Aracruz
As praias mais famosas e procuradas ficam em Santa Cruz, um distrito aracruzense, que fica a 30km de distância do centro da cidade, e pode ser facilmente encontrado.
1) Praia de Santa Cruz
Águas limpas, calmas e com algumas pedras ao fundo: a praia de Santa Cruz é muito parecida com uma lagoa e tem, em suas águas, uma mistura de doce e salgada, já que a praia fica junto à foz do Rio Piraquê.
O lado direito da praia é cercado por vegetação e, já ao lado esquerdo, é possível visualizar o bucólico distrito de Santa Cruz, uma vila de pescadores e diversas opções de restaurantes.
Lindo, não é?
2) Praia Formosa
A Praia Formosa possui 1,8 km de águas rasas e tranquilas, se tornando ótima para banho.
Com a areia fina e larga, possibilita a prática de esportes como vôlei, futebol e caminhadas. Ao redor dela, vemos uma vasta vegetação que possui características da Mata Atlântica.
Além disso, é nesta praia que fica o SESC, um Centro Turístico muito importante da região.
3) Praia dos Padres
Com partes mais agitadas e outras mais calmas, a Praia dos Padres é ideal para surfistas e banhistas. Com cerca de 1 km, a área conta com uma estreita faixa de areia, com recifes e uma vegetação de restinga.
Considerada uma das praias mais agitadas e movimentadas de Santa Cruz, a vila da praia oferece boas opções de restaurantes e quiosques.
4) Praia de Gramuté
Com uma área toda preservada, vegetação e sem construções ao redor, a praia de Gramuté tem 1,3 km de extensão e águas tranquilas.
Quando a maré está baixa, formam-se várias piscinas naturais no meio das pedras, possibilitando o banho de crianças em toda a área, com segurança.
A vegetação bem diversificada lembra bem os mangues. A Praia de Gramuté também localiza-se no Distrito de Santa Cruz e o acesso é por trilha, próximo ao Portal de Aracruz.
5) Barra do Sahy
De areia grossa e água amarelada, a praia da Barra do Sahy é uma das mais famosas dos cartões postais de Aracruz.
Com extensão de 2,5 km, ela possui uma ótima infraestrutura e contempla muitos bares e quiosques espalhados pela orla da avenida beira-mar. Conta também com um calçadão e uma fileira de árvores em todo o seu perímetro.
Além disso, a praia possui algumas pedras e é procurada por banhistas e também surfistas, já que uma parte dessa extensão entrega ondas fortes. Na parte esquerda da praia, deságua o córrego da Barra do Sahy que forma uma lagoa.
Visite outros pontos turísticos
Além das belas praias que acabamos de citar, Aracruz também conta com outros pontos turísticos que possuem uma vasta riqueza cultural e história impressionante.
6) Aldeias Indígenas
Aracruz é o único município do Espírito Santo que ainda possui índios morando em aldeias. No município existem ao todo 9 aldeias, 4 delas são Guaranis e as outras 5 Tupiniquins.
Os Guaranis ainda mantém sua cultura forte, diferente dos Tupiniquins, que se abriram um pouco mais para o mundo moderno.
A aldeia que é destaque no município é a Aldeia Temática Piraquê-Açú, que inicialmente foi montada para a gravação de um filme, mas hoje é aproveitada como ponto turístico.
Se você deseja conhecer a cultura dos índios, bem como as danças, comidas típicas e costumes, os índios Guaranis recebem os turistas para isso. Mas a visita deve ser marcada com antecedência.
7) Passeio pelo rio Piraquê-Açú
Se você curte um passeio de escuna, então você também não pode deixar de visitar o manguezal do rio Piraquê-Açú.
O manguezal é o 5º maior da América Latina e, por isso, foi feita uma reserva no local. E aí entra o passeio de escuna! O passeio só pode ser realizado desta forma e dura cerca de 2 horas.
Durante todo o passeio, é possível vislumbrar a paisagem do manguezal na beira do rio. Após 30 minutos de passeio, a escuna entrará em um rio menor, chamado Piraquê-Mirim. Aqui há uma plataforma com um bar e uma bela vista para o rio e o manguezal, onde o mergulho é permitido.
A escuna parte da vila da Santa Cruz, junto à foz dos dois lados do rio.
8) Museu Histórico de Santa Cruz
O museu fica localizado no distrito de Santa Cruz e a antiga construção do século XX já funcionou como Casa de Câmara e cadeia. O acervo do museu é composto por elementos que representam a história do município.
O museu funciona de terça a sexta-feira das 8h às 17h e aos sábados e domingos, das 9h às 17h.
9) Estação Biológica Marinha Augusto Ruschi
A estação é uma reserva natural e aberta ao público, e possui vários incentivos à educação ambiental, conservação da natureza e pesquisas. Além disso, o local possui um espaço destinado ao camping, além de diversas trilhas.
O local fica aberto ao público de quinta a domingo e nos feriados das 7h às 16h.