A decoração e personalidade da sua casa não precisam se limitar apenas aos objetos e móveis que você vai escolher para cada ambiente. Alguns detalhes podem mudar toda a ambientação do cômodo, transformando-o em algo elegante, alegre ou retrô com a escolha certa da cor.

Para apostar no tom ideal, é preciso levar uma série de questões em consideração.

Confira algumas dicas para não errar escolhendo a cor certa para sua casa!

 

Personalidade

Quando a casa começa a sair do projeto e tomar forma, é hora de colocar em prática seus desejos e sonhos. Para isso, planeje os ambientes que serão erguidos na sua casa. O tamanho do cômodo, quais móveis vão entrar em qual lugar… Isso ajuda a visualizar e aproveitar o espaço da melhor forma.

Leve em consideração o que quer que cada cômodo transmita. Apesar das cores serem poderosas, não se esqueça que o gosto pessoal não deve ser deixado de lado!

 

Cor ideal para cada ambiente

Apesar da opinião de cada um ser o que importa no final das contas, é bom que se entenda o poder das cores para saber qual tonalidade é ideal para cada finalidade.

 

 

Por exemplo, a cor amarela é energética e criativa, capaz de instigar a fome e sendo perfeita para cozinhas, sala de jantar, escritórios e quartos de estudo.

 

 

Já o vermelho é um estimulante, cor que vibra e consegue despertar sensações reativas. Não é recomendado para quartos de dormir por conta de sua intensidade, mas é uma ótima opção para salas e varandas gourmet.

 

O azul, por ser uma cor mais fria, possui o efeito contrário ao amarelo, uma cor tão quente. É sereno, costuma trazer tranquilidade e calma para seus ambientes. Esse já é altamente indicado para quartos de dormir.

 

 

O verde é uma cor considerada uma cor de transição, nem quente e nem fria de verdade. Traduz a natureza, neutralidade e concentração. É ótima para ser combinada com outros tons, mas fica aconchegante em ambientes externos.

 

 

Nos banheiros, não se apegue a cores escuras, pois elas podem induzir a sensação de sujeira e peso. Cores claras como branco conseguem passar a sensação de limpeza. Caso queira ousar em uma parede ou detalhe, invista em cores mais suaves ou uma harmonização de várias cores.

 

Dicas coringas

A maneira com que as paredes são pintadas também podem refletir na percepção sobre aquele ambiente. Por isso, alguns detalhes de decoração pode fazer toda a diferença:

  • Cores claras trazem sensação de amplitude, não só o branco!
  • Para ambientes muito compridos, pinte as paredes menores de cores mais fortes, para dar sensação de harmonia visual.
  • Se o teto for muito alto, cores escuras ajudam a criar sensação de aconchego e diminuir as distâncias.
  • Busque inspirações! Combinações de cores e estilos estão por toda parte na internet. O Pinterest é uma galeria gratuita voltada para inspirações visuais e com vasto arquivo de decoração. 

 

Confira mais Dicas de Decoração.