Deixe seu email
Deixe seu email
Deixe seu email

Com o avanço da tecnologia, novos modelos de negócio vêm surgindo todos os dias. 

Entre as startups, que são aquelas empresas em fase inicial e que possuem um modelo de negócio replicável e escalável, existem também as que são acompanhadas pelo sufixo “tech” por se entender que contribuem para a construção e o desenvolvimento da tecnologia. 

Alguns exemplos das “techs” são as fintechs, as edtechs, as healthtechs e o assunto deste post, as construtechs, que tem transformado o mercado imobiliário. 

É sobre elas que iremos falar no conteúdo de hoje! Continue lendo para saber mais!

O que são construtechs 

As construtechs são como são conhecidas as startups voltadas para o mercado da construção civil

Elas desenvolvem soluções digitais e inovadoras, como aplicativos, softwares e plataformas online, com o objetivo principal de melhorar processos e aumentar a eficiência e as entregas do setor. 

Legal, né? 

Por meio também de ferramentas como realidade virtual, inteligência artificial e automação, uma construtech pode atuar em diversas frentes do mercado: 

  • Em orçamentos
  • Na prospecção de terrenos
  • Manutenção predial
  • Investimento e crowdfunding
  • Reformas interiores
  • Segurança do trabalho
  • Gestão de materiais
  • Entre tantas outras

Quais as vantagens oferecidas pelas construtechs

Mas, afinal, com tudo isso, quais e que tipos de vantagens uma construtech pode oferecer para quem investe nela ou conta com a sua ajuda?  

São muitas! Dá só uma olhada!

Eficiência operacional

As construtechs aplicam soluções tecnológicas para otimizar os processos da construção civil

Isso pode incluir o uso de softwares de gerenciamento de projetos, que permitem a coordenação eficiente de equipes, o monitoramento do progresso da obra, a gestão de recursos, entre outras vantagens.

Além disso, a automação de tarefas rotineiras e a digitalização de documentos e processos contribuem para a redução da burocracia, aumento da produtividade, agilidade e segurança em todos os serviços.

Redução de custos

Ao otimizar os seus processos, essas startups também reduzem desperdícios e otimizam o uso de recursos. 

Por exemplo, a utilização de sensores e sistemas de monitoramento permite um controle mais preciso do consumo de energia e água, reduzindo os custos operacionais.

Fora isso, a digitalização de processos e a eliminação de etapas manuais, citadas no tópico anterior, também diminuem os custos administrativos e de mão de obra, além de elevar a segurança do trabalhador civil e reduzir possíveis acidentes causados por falhas nos sistemas. 

Um exemplo disso é uma inteligência artificial já existente que corrige erros de projetos e previne imprevistos que sensores tradicionais não conseguiriam captar previamente.

Leia também: O que é e pra que serve o BIM?

Agilidade na tomada de decisões

O trabalho oferecido pelas construtechs coleta e analisa dados em tempo real, fornecendo informações valiosas para a tomada de decisões estratégicas. 

Hoje em dia, sensores em canteiros de obras já podem monitorar o progresso da construção, identificando gargalos e atrasos, e permitindo que os gestores tomem medidas rapidamente. 

A análise de dados históricos e o uso de algoritmos de inteligência artificial também têm importância na previsão da demanda, otimização de recursos e antecipação de problemas.

Melhora na qualidade dos empreendimentos

A construtech, ainda, possibilita maior qualidade nas entregas de empreendimentos e, sobretudo, estratégias mais inteligentes, rápidas e precisas. 

Ou seja, uma forma do mercado imobiliário ter mais assertividade ao lidar com os clientes e se reinventar!

Ainda, as construtechs utilizam tecnologias avançadas, como realidade virtual e modelagem 3D, para proporcionar uma melhor visualização dos projetos e permitir que clientes e profissionais da construção identifiquem possíveis problemas ou ajustes necessários antes mesmo do início da obra, evitando retrabalhos.

Com o uso de sistemas automatizados de controle de qualidade e monitoramento em tempo real, a conformidade com os padrões e especificações também é garantida pelo trabalho de uma construtech (dependendo, é claro, do seu core business ou do seu negócio principal).

O resultado são empreendimentos mais seguros, de alta qualidade e com alto potencial de valorização!

Só vantagens, não é mesmo?

Experiência do cliente aprimorada

Já parou para pesquisar e personalizar o seu imóvel de acordo com suas preferências? Ou, ainda, para fazer um tour virtual em um de seu interesse? 

Isso também pode ser algo a ser oferecido pelas construtechs!

Após a compra, essas empresas ainda podem fornecer suporte online, facilitar a comunicação entre clientes e construtores, e disponibilizar informações relevantes sobre o imóvel, como manuais e instruções de manutenção.

Aliás, vale conhecer mais sobre o tour virtual oferecido pela Soma. 

Construtechs (e seu crescimento) pelo Brasil 

Mesmo com uma desaceleração no mercado e no crescimento de startups, o ritmo das construtechs não para e acompanha o setor da construção civil – que, geralmente, é um dos menos afetados por grandes crises. 

Segundo um estudo desenvolvido pela Terracotta Ventures, no fim de 2022, eram mais de 839 construtechs atuando no Brasil, um crescimento de 235% nos últimos cincos anos e 19,5% em 2020 frente ao ano anterior. 

Confira algumas das principais construtechs brasileiras (com certeza você já deve ter ouvido falar de alguma delas!):

  • Loft – atua no segmento de compra, reforma e venda de imóveis
  • Tecverde – especializada na construção de empreendimentos sustentáveis
  • BIMachine – oferece soluções de Business Intelligence e Analytics para o setor 
  • Cobli – utiliza tecnologia de rastreamento e telemetria para otimizar a gestão de frotas de veículos, melhorando a logística nas obras

Em 2020, a Soma promoveu, inclusive, o meetup “A Era das Construtechs”.

No encontro, que aconteceu na sede da Time-Now Engenharia, em Vitória, estiveram presentes a equipe de Inovação da Soma Urbanismo, a Time-Now Engenharia e a Terracotta Ventures, empresa que também aposta na revolução do setor imobiliário por meio das startups e responsável pelo relatório que comentamos anteriormente.  

Mas eventos como esse não faltam e acontecem com frequência no Bússola Hub, o hub de inovação do Norte do Espírito Santo, parte do Grupo Soma. 

Agora que você já sabe o que são construtechs, quais suas vantagens e qual o seu impacto no mercado, vale conhecer mais sobre o trabalho desenvolvido por cada uma delas e também participar dos eventos promovidos pelo espaço. 

Esperamos você!